sábado, 29 de agosto de 2009

OMS alerta para uma forma mais severa de gripe A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta sexta-feira que os médicos detectaram uma forma mais severa de gripe A que ataca directamente os pulmões e causa uma forma grave da doença até mesmo em jovens até então saudáveis.
Segundo a agência «Reuters», que cita a OMS, «essas vidas dependem de um cuidado altamente especializado nas unidades de tratamento intensivo, em geral com permanências longas e caras».
As autoridades de saúde já identificaram os países onde a doença está a progredir. No Japão o vírus atingiu níveis epidémicos, o que sinaliza um início do que pode ser uma longa temporada da gripe este ano. Em áreas tropicais o avanço da doença também está a piorar. A OMS está por isso a aconselhar os países do Hemisfério Norte a preparar-se para uma segunda onda de disseminação pandémica. «Os países com climas tropicais, onde o vírus chegou mais tarde, também precisam de se preparar para um número crescente de casos».
Como praticamente ninguém tem imunidade ao novo vírus H1N1, os especialistas acreditam que a doença infectará até um terço da população mundial. A nova gripe também afecta de forma desproporcional pessoas mais jovens, diferentemente da gripe habitual, que expõe mais os idosos.
(in TVI 24)

Sem comentários:

Enviar um comentário