terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma gripe que teima em não parar

Apresentamos um modelo de crescimento da gripe A nos Açores. Fizemos várias intervenções públicas que politicamente parecem ter tido consequências. A amarelo temos as datas das nossas intervenções. Na primeira não nos ouviram, na segunda redicularizaram-nos, na terceira abriram os serviços de atendimento à gripe A (SAG).
A azul temos o modelo, que se ajustou à realidade até à abertura dos SAG, e a cor de rosa os casos reais. O gráfico inicia-se a 1 de Agosto de 2009.

A abertura dos SAG provocaram um atraso na proliferação da gripe A. Exige-se novas medidas e desta vez mais adequadas e atempadas. O avança da gripe A nos Açores é preocupante.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo Partido Socialista chumba folheto informativo sobre a gripe A

O CDS PP, apresentou na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, o folheto informativo dos posts anteriores, para divulgar pelas casas do Conselho. O Partido Socialista chumbou a proposta argumentando que muito brevemente enviariam um folheto, elaborado por eles próprios para todos os Açores. Já lá vai mais de um mês e ainda ninguém recebeu nada.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Governo Açoriano disponibiliza a 4 de Setembro, plano de contingência familiar para a gripe A

Está já disponível, na página da Secretaria Regional da Saúde, o Plano de Contingência para a Família que contém conselhos e informações úteis para que as pessoas possam saber o que fazer, na sua própria casa, perante uma situação ou suspeita de Gripe A.
Para obter uma cópia em pdf, clique aqui.

Gripe A nos Açores deixou de ter um comportamento exponencial para passar a ter um comportamento linear

Nos últimos quatro dias foram registados nos Açores 8 casos de gripe A.
Na imagem seguinte, apresenta-se a evolução da gripe A no Arquipélago, desde 1 de Agosto de 2009.
No dia correspondente ao primeiro ponto amarelo defendiamos a distribuição de um kit para a gripe A, contendo o folhete do post anterior.
No dia do segundo quadrado amarelo recebemos a resposta do Governo dizendo que já tinham tudo planeado.
No dia do terceiro quadrado amarelo, apresentou-se o modelo.
No dia do quarto quadrado amarelo começam a funcionar os Serviços de Atendimento à Gripe na Região. A azul temos o modelo de previsão e a rosa, os casos oficiais.

Só existem duas hipóteses explicativas para este comportamento.

1-A implementação dos Serviços de Atendimento à Gripe evitam a contaminação e são eficazes.

2-Houve uma alteração de lógica na contabilidade oficial dos casos de gripe A.

A hipótese de os elevados índices UV, contribuírem para a mortalidade do vírus, não é consentânea com esta evolução, ou seja, não se encontra qualquer relação estatísticamente significativa.

Folhete informativo sobre a Gripe A

Pode fazer ou download ou imprimir o folheto informativo sobre a gripe A, destinado às famílias e chumbado na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo pelo Partido Socialista.
Basta carregar aqui.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Previsão da gripe A em Portugal e nos Açores

O número de doentes estimados praticamente duplicou na última semana, no território continental português, mas o director-geral da Saúde considera que não é certo que estejamos "perante uma fase de aceleração" em direcção ao pico da primeira onda da epidemia.
Na última semana, até domingo, foram diagnosticados 2879 novos doentes com gripe em Portugal. Embora apenas 380 tenham recebido confirmação laboratorial de que se tratava do vírus H1N1, as autoridades estimam que quase todos sejam de gripe A, uma vez que ainda não há outras estirpes de vírus a circular. Ou seja, o País regista um total acumulado de 2624 casos confirmados, mas se somarmos os estimados, estamos perante uma duplicação do número de doentes em apenas oito dias.
"É possível que haja um ou outro caso, entre esses 2879, que seja de gripe comum, porque já não testamos todos, mas estimamos que a quase totalidade tenha sido infectada pelo novo vírus", explicou ao DN a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O que significa que a pandemia continua a espalhar-se pelo País, embora dentro do ritmo esperado pela Direcção-Geral de Saúde. Segundo o director-geral, Francisco George, apesar do aumento, "não estamos ainda perante uma fase de aceleração", em direcção a um pico pandémico.
Na semana anterior (34º), tinham sido confirmados 909 casos (778 na antepenúltima). E, apesar de o número de confirmações laboratoriais ter baixado para 380 devido à mudança na estratégia - agora só fazem análises os doentes com critérios clínicos que o justifiquem (grávidas e doentes crónicos, por exemplo) -, o total continuou a subir.

(in Diário de Notícias)

P.S. Só uma alteração na lógica das confirmações laboratoriais, pode justificar passarmos nos Açores de 10 casos por dia para dois casos por dia.

Alimentação em Tempos de Gripe

Reconhece-se que perante um cenário de Pandemia de Gripe, nomeadamente de gripe A (H1N1) muitas rotinas se alteram.
Em Portugal, os casos confirmados têm vindo a aumentar dia a dia e diversas instituições prepararam planos para conter a epidemia e tratar os casos de doença.
A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto -FCNAUP desenvolveu este e-bookcom com o objectivode contribuir para o planeamento de cuidados alimentares em tempos de gripe.
É previsível que nas próximas semanas ou meses a permanência no domicílio seja aconselhada a muitos Portugueses quer por uma questão de prevenção quer para tratamento da doença. Assim, a DGS procurou organizar um conjunto de conselhos que ajudem a planear a alimentação nessa eventualidade.
Fazemos votos que este contributo da FCNAUP permita aos Portugueses enfrentar uma mudança das suas rotinas diárias, sem alarmismos ou desorientação, nem gastos ou desperdícios.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Açores: vacina contra a Gripe "A" na primeira quinzena de Setembro

A vacina que chega à Região Autónoma dos Açores dará para 30% da população, ou seja, para cerca de 75 mil pessoas.
Ao anúncio do Governo regional de que já este mês o arquipélago podia contar com um primeiro lote de vacinas, o delegado de Saúde da ilha de São Miguel reage com dúvidas, ou seja, Mário Freitas pretende saber, em primero lugar, quem inclui, afinal, o chamado "grupo de risco". Anunciada a chegada da vacina contra o vírus H1N1 ao arquipélago, já nos próximos dias, fica ainda por revelar quais serão os grupos prioritários, mas, o secretário açoriano da Saúde, Miguel Correia, admite não estarem ainda definidas essas prioridades, mas deixa a ideia de que, os primeiros vacinados serão os profissionais da Saúde, as grávidas e crianças.
(in Paulo Alves / Carlos Tavares - Antena 1).

Detecção e identificação da Gripe A

A Gripe A tem já um grande efeito a nível económico. Uma das causas disso deve-se ao facto da gripe ser altamente contagiosa assim, quando uma pessoa infectada entra em contacto com outras pessoas em locais bastante frequentados, como é o caso das empresas, poderá contaminar todos os restantes podendo causar a paragem das empresas.
Através da identificação prévia dos funcionários que possam estar infectados é possível atenuar esta consequência. Para isso já existem equipamentos tecnológicos que nos ajudam nessa detecção - câmaras térmicas.

Estas câmaras são idênticas às tradicionais câmaras de filmar mas as imagens apresentadas são constituídas por diferentes cores, correspondendo cada uma delas a um valor de temperatura.
Com uma rápida passagem num destes equipamentos é possível evitar a propagação desta doença.
Para mais informações visualizar este link.

Previsões

Tal como previmos, atingiram-se os 144 casos de gripe A no Arquipélago a 27 de Agosto de 2009, todavia é pouco provavel que se atinjam, amanhã, os 170 casos de gripe A nos Açores previstos. A taxa de infecção diária na última semana situou-se nos 7,5 casos por dia, ligeiramente inferior aos 8 caso por dia estimados.